Gestos Poéticos

As F7 têm se ocupado de apreciar – olhar, ouvir, pensar, criar, falar poesia. Gestos poéticos pequeninos, às vezes uma(s) palavra(s) ou poucos versos, como nos haicais, até cordéis de fôlego, são inspiradores. A meninada vai se arriscando, se aproximando desse artefato que é o texto literário, se apropriando a partir do que vive/sonha e…

Mapas – Viagens de Gulliver

“Ler Viagens de Gulliver coletivamente, no espaço da biblioteca, faz parte do nosso compromisso de formação do leitor literário. O desafio é grande, estamos diante de um clássico! Formamos ali uma pequena comunidade de leitores, onde cada estudante se assume como um sujeito leitor, mas também reconhece o outro e os sentidos que ele produz. Trata-se de…

ABCDdário – F8M e F8T

A leitura de O Barão nas Árvores, de Ítalo Calvino, no primeiro trimestre, nos fez pensar no gesto de Cosme Chuvasco, que decide pular os muros que sua família construíra em torno de si para conhecer sua vizinhança, fazer novos amigos e viver aventuras. No sentido de trazer esse gesto da ficção para o nosso cotidiano,…

Curtas de AnimaçãoDireitos das Crianças

A partir das discussões nas aulas de Projeto sobre a declaração Universal dos Direitos Humanos e a declaração Universal dos Direitos da Criança, surgiu a ideia de transformar nossas reflexões em curtas de animação. onversamos sobre stopmotion e tiramos dúvidas sobre o processo de animar imagens e objetos. Assistimos a alguns exemplos de animações com…

Ilustrando os VerbetesEnciclopédia Visual

A partir dos verbetes ligados ao tema da Lutas pela Liberdade e Construção das Identidades no século 19, desenvolvidos nas aulas de Ciências e Humanidades e inspirados na obra de Wlademir Dias-Pino, começamos a criar a própria Enciclopédia Visual. Para aumentar as possibilidades de criação, foi apresentado ao grupo o editor de imagens Pixlr. Com…

Vinhetas para EncerramentoVinhetas

A produção das vinhetas foi um processo intenso. Após a apreciação de alguns curtas de animação do Norman McLaren, acabamos optando por uma linguagem mais abstrata, fazendo uso das formas geométricas. Pequenas ações foram surgindo para representar os atos do espetáculo: Diversidade, Conflito/Preconceito e Diálogo. Em grupos, conseguimos organizar e produzir muitas ideias em stop…