Ensino Fundamental II

Nesta etapa, temos como objetivos e metas principais a formação de um ser humano integral, com capacidades intelectuais e sensíveis que possibilitem a compreensão do mundo e uma postura crítica construtiva. Esperamos que o fortalecimento dos vínculos de amizade e confiança estabelecidos na escola com seus pares e educadores sirva como modelo e possa favorecer uma atitude solidária e a construção de uma cidadania ativa.

Acreditamos que, vivendo num ambiente escolar no qual escolhas e decisões possam ser compartilhadas com os adultos, os alunos venham a desenvolver habilidades de comunicação e participação, fazendo uso dos meios de reflexão e de intervenção que lhes permitam contribuir para a mudança social. Queremos ajudá-los também na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das tecnologias, das artes e dos valores fundamentais da sociedade.

Precisaremos garantir condições para a consolidação e o aprofundamento de saberes nas diferentes áreas, mas com uma abordagem que valorize a aprendizagem procedimental. Esperamos que alcancem a capacidade de aprendizagem autônoma para a aquisição permanente de conhecimentos, de habilidades e formação de atitudes e valores. Nesse sentido, a construção de autonomia na leitura, na escrita e na resolução de problemas nos diferentes campos da Matemática, além do domínio das novas tecnologias como ferramentas de investigação, expressão e produção, são desafios fundamentais para o segmento.

Considerando as características deste segmento, formado por uma equipe de professores especialistas, optamos por garantir o desenvolvimento de Projetos nas aulas de Ciências e Humanidades que, ao invés de segmentar, potencializam os esforços de troca entre as disciplinas de História, Geografia e Ciências. Os projetos buscam atender as possibilidades atuais de compreensão de nossos alunos, já mais experientes, sobre a estrutura do trabalho interdisciplinar e o aperfeiçoamento dos procedimentos de pesquisa. Em pequenos grupos, os alunos são orientados, presencialmente e à distância, por professores dessa equipe, a partir de um tratamento temático que estabeleça coerência e diálogo entre os conteúdos das disciplinas e o Projeto Institucional.

Destacamos como componentes curriculares deste segmento: Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Dança, Artes Visuais, Música, Teatro e Tribo.

― Turmas de até trinta alunos.

“Precisaremos garantir condições para a consolidação e o aprofundamento de saberes nas diferentes áreas, mas com uma abordagem que valorize a aprendizagem procedimental”.