Ensino Fundamental I

Acreditamos que as crianças nesse segmento também necessitam de atenção para que sejam respeitados seu ritmo próprio de aprendizagem e suas características individuais. Dessa forma, estaremos ajudando-as a se tornarem adolescentes mais seguros e autoconfiantes.

O processo de alfabetização e letramento, iniciado durante os anos da Educação Infantil, tem sua continuidade através de diversos procedimentos didáticos, sempre com o objetivo de formar gradativamente leitores e escritores competentes.

Como as turmas da Educação Infantil, as crianças do Primeiro Ano ainda escolhem coletivamente um nome para representar o grupo. Nesse segmento, as áreas do conhecimento e linguagens que compõem a grade curricular são Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Educação Física.

Os professores das séries iniciais têm atuação didática polivalente. À medida que as crianças vão crescendo, desenvolvendo habilidades emocionais para se relacionarem com um número maior de pessoas, a equipe pedagógica vai se expandindo, com a inclusão de professores que buscaram maior especialização nas áreas em que atuam.

No Primeiro Ano, o professor de turma trabalha em parceria com seu auxiliar e com os professores de Dança, Educação Física, Música e Inglês, que acompanharão as crianças até o Quinto Ano. No Segundo Ano, ingressa na equipe o professor de Teatro. No Terceiro, o de Artes Visuais. No Quarto, o de Coral.

 

“Os professores das séries iniciais têm atuação didática polivalente.”

Projetos

Para o desenvolvimento dos Projetos, optamos por concentrar, em tempos de aulas conduzidos pelo professor de turma, as atividades e conteúdos relacionados à Língua Portuguesa, às Ciências Naturais e às Ciências Sociais. Essa opção não significa abandonar as disciplinas escolares, mas colocá-las a serviço do conhecimento como meios, não como fins. Elaboramos um currículo específico de procedimentos de pesquisa e tratamento da informação, que visa à construção gradativa de autonomia dos estudantes.

Matemática

As atividades de Matemática, também sob a responsabilidade do professor de turma, e as das outras áreas, desenvolvidas por especialistas, buscam, sempre que possível, pontos de encontro com o Projeto de cada turma. Temos a preocupação de promover a integração e o envolvimento de toda a equipe no desenvolvimento de um projeto transdisciplinar no qual cada professor busque atingir os objetivos específicos das áreas em que atua, além de se comprometer e colaborar com o alcance das metas gerais da escola. Dessa forma, acreditamos poder transmitir às nossas crianças um olhar mais compatível com o momento em que vivemos, repleto de informações e urgências.