Educação Infantil

Respeitando as singularidades de cada grupo e de cada criança, procuramos aproveitar pedagogicamente, de forma criativa e integrada, as situações do cotidiano. Isso favorece a construção do conhecimento através da ação, da brincadeira, das descobertas, da imaginação, das invenções e transformações feitas pela própria criança.

As turmas desse segmento são organizadas de forma não seriada, de acordo com critérios que possam garantir a dinâmica e o bom funcionamento do grupo. Acreditamos que a convivência e a interação entre crianças de diferentes idades podem ajudar em importantes conquistas, valorizando a troca de experiências e estimulando a aceitação das diferenças. A experiência dos maiores impulsiona os menores a darem respostas que não realizariam sozinhos. Os menores provocam conflitos e desafios significativos para o desenvolvimento da autonomia, dos valores morais e éticos e para o desenvolvimento cognitivo dos maiores.

Tentamos criar um ambiente de letramento, trazendo a Língua, com toda a sua riqueza, funcionalidade e complexidade, para a sala de aula. Em contato íntimo com diversos tipos de textos, nossos alunos, desde cedo, presenciam atos de leitura e escrita de uma forma lúdica e funcional. Escrevem espontaneamente, refletem e levantam hipóteses. Participam como leitores e escritores iniciantes, apropriando-se gradativamente dessa ferramenta para sua compreensão do mundo, exercício da expressão, da participação, do prazer e da cidadania.

A construção do pensamento matemático se dá, essencialmente, na problematização das situações do cotidiano e na busca de suas soluções, na experiência com os diferentes jogos e compreensão de suas regras e na organização das brincadeiras. Essas situações possibilitam a exploração e ocupação do espaço, a percepção das medidas e a ideia do número e suas representações.

 

“(…) procuramos aproveitar pedagogicamente, de forma criativa e integrada, as situações do cotidiano.”

Projetos

Os Projetos desenvolvidos nas turmas de Educação Infantil possibilitam essa interação e contribuem para a socialização das descobertas e do saber. As áreas do conhecimento entrecruzam-se em suas múltiplas possibilidades de conexões.

Musicalização e Dança

Além dos professores de turma, as crianças são atendidas, semanalmente, pelos professores de Musicalização e Dança, que extrapolam os objetivos específicos dessas linguagens, ao desenvolver um trabalho que se articula com o encaminhamento dos Projetos. As diferentes linguagens artísticas assumem grande importância como ferramentas de expressão e comunicação e como recursos para ler e entender o mundo.
As Artes e as Ciências fazem parte da teia que compõe os Projetos, suscitam questões, apontam caminhos, propõem participação e posicionamento intelectualmente ativo e dão oportunidade, em seus estudos, a uma abordagem mais globalizadora dos conhecimentos. Esse processo contínuo, que se inicia durante os primeiros anos da Educação Infantil, se desenvolve durante todas as séries do Ensino Fundamental.

Espaços de Aprendizagem

Na Educação Infantil, optamos por um esquema de rodízio realizado em ambientes adequados a cada atividade. Contamos com duas salas para as atividades de artes, ciências, matemática, leitura e escrita (cujas mesas servem também como espaço para o lanche), um salão para as atividades corporais e musicais, uma brinquedoteca, uma biblioteca e áreas externas para recreação.

― Segmento para alunos a partir de dois anos.
― Turmas limitadas a, no máximo, vinte alunos.
― Aulas com um professor acompanhado por auxiliares, de acordo com o número de alunos e a idade das crianças.